top of page

SOBRE

RESUMO             

    A Sociedade dos Poetas de Araripe – SPA, foi idealizada pelos poetas Francisco Aroldo Lobo de Alencar, Antônio Hélio da Silva e Deusimar Rodrigues de Alencar. Fundada em 29 de Julho de 2006, é uma entidade sem fins lucrativos e tem a finalidade de participar no desenvolvimento e progresso da cultura literária, defender os direitos fundamentais dos poetas, zelar pelos seus interesses e defender o patrimônio cultural de Araripe e do Brasil. É uma associação reconhecida como de utilidade pública pela Lei Municipal N°884/2008. as Sessões Ordinárias acontecem no 2° Sábado de cada mês a partir das 09:00h da manhã.


    O primeiro cordel publicado pela Sociedade dos Poetas de Araripe foi em 2007, mais dois cordeis foram publicados em 2008 e um em 2009. São seus autores os poetas cordelistas Deusimar Rodrigues, Acácio Silva, Vavá Freire e Antônio Hélio – respectivamente. Em 2008 a Sociedade dos Poetas de Araripe concedeu título de Menção Honrosa ao dentista, escritor, jornalista e cronista Juazeirense Dr. Geraldo Menezes Barbosa e ao poeta, cantor e compositor araripense, Sr. Vilemar Guedes, esta última prestada em Sessão Solene no dia seis de Dezembro de 2008.  A Sociedade dos Poetas de Araripe dispõe de uma biblioteca adquirida através de livros doados por filhos da terra, poetas da Casa e seus amigos, denominada Antonia Fulgêncio de Lima – eleita em Sessão Ordinária.


    A entidade tem status de Academia e como Patrono das Cadeiras leva o nome do imortal poeta araripense Raimundo Elesbão de Oliveira. Antonio Valentim de Oliveira é o Patrono da Sociedade dos Poetas, ambos eleitos em Sessão Extraordinária para esse fim. Foi conferido Título de Benfeitor da Sociedade dos Poetas a Rádio Araripe FM 104,9 e a professora Ionete Pereira. E conferido Título de Menção Honrosa ao radialista Edvaldo Lima por ceder espaço na rádio para o programa Café com Poesia. No ano de 2009 o Título de Benfeitor da Sociedade dos Poetas foi conferido ao poeta Francisco Aroldo Lobo de Alencar. A Entidade participa da campanha Sua Nota Vale Dinheiro – da SEFAZ-CE, tendo obtido recursos que muito contribuiu com o desenvolvimento da Casa e de seus poetas.


    Foi, em Fevereiro de 2009, criado o informativo da Sociedade dos Poetas – Jornal Poesia Expressa. Recebeu no dia 15 de Maio de 2010, sob a presidência de Francisco Adriano de Sousa, do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC a comenda Mª Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, em reconhecimento a significativa contribuição para o desenvolvimento e a valorização da identidade cultural da região do cariri. Foram seus presidentes os poetas Antonio Hélio da Silva, Deusimar Rodrigues de Alencar, a poetisa Kátia Alves, o Sr. Francisco Adriano de Sousa, tendo sido eleito para um segundo mandato o Sr. Antonio Hélio da Silve, seguido pelo poeta Francisco Adriano de Sousa, novamente.
 

GUARDIÃ DA POESIA E DAS LETRAS

Antonio Hélio da Silva

 

    A Sociedade dos Poetas de Araripe originou-se da necessidade sentida pelos bardos Araripenses, de se criar uma entidade que congregasse a classe. Tendo a magia poética atingido simultaneamente Francisco Aroldo Lobo de Alencar; Eu, Antonio Hélio da Silva e Deusimar Rodrigues de Alencar (Presidente Atual), a sincronização foi orquestrada em minha casa, num encontro nosso no dia 19 de Julho de 2006 às 17h25min. Daquele encontro puro e belo, já saímos com a decisão da reunião para 29 de Julho de 2006 que seria a data da criação e com o convite rascunhado por Deusimar Rodrigues.

A fundação aconteceu com a presença de 16 poetas e já é realidade alguns sonhos daqueles que compõem a guardiã da poesia e das letras. Não menosprezando as demais entidades de Araripe, pois todas têm objetivos peculiares, no âmbito da sua clientela de sócios, a entidade dos poetas é uma das mais bonitas, atuando na teoria e na prática. As sessões ordinárias mensalmente até agora foram ininterruptas. Diante de tantos adjetivos, não ignorem a minha modéstia, pois é a mesma necessária afim de não tornar-se omissão.

    Os poetas sentem-se orgulhosos e os munícipes vaidosos de existir na cidade um grupo literário juridicamente constituído, com perspectivas de ser a marca da essência e representatividade na cultura do povo Araripense. Um grupo de amigos literatos e intelectuais, coesos com a linguagem poética nos mais diversos estilos, permeando os demais gêneros da Literatura, e também singrando em cheio a música.

    Existem conflitos, obstáculos, carências e dificuldades diversas. Mas nada que o diálogo com ares de democracia não tenham solucionado. De forma que nos dois anos e cinco meses de caminhada, a ceia da poesia não abrigou picuinhas, ou quaisquer outros segmentos contrários aos princípios estatutários que norteiam a lisura, transparência e seriedade que constituiu a Sociedade dos Poetas de Araripe.

 

 

Araripe-Ce, 25 de Dezembro de 2008.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

Sociedade dos Poetas de Araripe © 2018 Todos os direitos reservados.

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page